A mamografia é um exame de imagem cuja função é capturar imagens da estrutura dos seios, permitindo identificar possíveis alterações, como nódulos, calcificações e tumores benignos e malignos. Caso algo seja detectado, ainda assim são necessários exames complementares antes de se fechar um diagnóstico definitivo.
O exame de mamografia é o principal método para rastrear o câncer de mama, o mais comum entre as mulheres depois do câncer de pele do tipo não melanoma. Ele também é chamado de mamografia bilateral, pois as duas mamas serão submetidas ao exame.
Recomenda-se fazer uma mamografia quando as mamas apresentam alguma alteração percebida pelo médico ou pela paciente ou quando outro exame tiver levantado uma suspeita.
Já no caso de mulheres sem sintomas, o Instituto Nacional do Câncer recomenda que se faça uma mamografia a cada dois anos entre os 50 e os 69 anos.
Porém, muitos especialistas defendem que a mamografia seja feita anualmente desde idades mais precoces, principalmente quando há casos de câncer de mama na família em mulheres jovens ou homens. Cada caso deve ser avaliado individualmente pelo médico.
A mamografia é feita em um aparelho de raios X chamado mamógrafo que contém duas placas de metal. A paciente fica em pé diante do mamógrafo e suas mamas são posicionadas entre as placas.
O aparelho faz uma compressão das mamas, podendo causar um desconforto temporário. Em seguida, dispara-se o feixe de raios X, que é parcialmente absorvido pelos tecidos de acordo com a densidade de cada um deles.
A porção desse feixe que atravessa as mamas sem ser absorvida é capturada por um receptor e convertida em imagens em tons de claro e escuro. Como nódulos, massas e tumores têm densidade diferente dos tecidos sadios, o resultado de mamografia será baseado nas diferenças de tonalidade encontradas nessas imagens.
Não necessariamente. No entanto, por se tratar de uma área do corpo bastante sensível, a mamografia pode ser um exame que causa um certo desconforto na paciente.
Dependendo do dia, do tamanho dos seios da paciente e da sensibilidade da pessoa, é possível sim sentir que a mamografia dói.
No entanto, é preciso lembrar que a mamografia é a melhor forma de prevenir o câncer de mama e que ela deve ser feita com periodicidade. O desconforto da mamografia é temporário e a paciente sai com um resultado que pode ajudá-la a prevenir doenças e condições médicas adversas.
A Mamografia deve ser realizada anualmente por: