Também chamado de ultrassonografia, o ultrassom é um exame de imagem realizado por um transdutor, aquele aparelhinho que o médico encosta na pele da pessoa e que emite e capta ondas sonoras por meio do contato com o corpo humano. Com base nessa avaliação, imagens são formadas e investigadas por um médico.
Prático, acessível e sem nenhum efeito colateral, é amplamente utilizado no diagnóstico e acompanhamento de uma série de condições. Por ser inofensivo, o exame é usado principalmente em crianças e gestantes, seja como parte do pré-natal ou no rastreamento de males em recém-nascidos. Mas não só isso. O teste também é empregado para traçar uma primeira avaliação do estado de órgãos internos, como o fígado e os rins. Nas mulheres, o ultrassom transvaginal analisa o útero, ovários e colo uterino.
Suspeitas de infecções como a apendicite, doenças que afetam a tireoide e os vasos sanguíneos, cálculos na vesícula e nos rins também são detectados em poucos minutos. Há ainda a possibilidade de analisar o estrago de lesões ortopédicas em tecidos moles, como ligamentos e cartilagem.
Para a ultrassonografia de Abdome total é necessário tomar 40 gotas de Luftal no dia anterior (06:00 / 12:00 / 18:00 horas) e é necessário estar com a bexiga cheia na hora da realização do exame.
Exames de Tomografia Computadorizada, Mamografia Digital, Radiografia Digital, Densitometria Óssea, Laboratório de Análises Clínicas, Eletroneuromiografia, Ultrassom com Doppler Colorido, Eletroencefalograma, Mapeamento Cerebral, Endoscopia.